Ubbu, a nova identidade da Academia de Código Júnior, prepara-se para ir além-fronteiras

A Academia de Código Júnior já ensinou código a mais de 60 mil alunos portugueses. Agora, a vertente para as crianças passa a responder por Ubbu e prepara-se para a internacionalização. 

A mudança de identidade do projeto que quer ensinar código ao universo infantil foi apresentada esta semana na Bett, a conferência para a tecnologia na educação, a decorrer em Londres. A plataforma Ubbu passa a contar com a Microsoft e com a JP.IK, a unidade do JP.Group virada para a educação, como parceiros. É através destas parcerias que a Academia de Código quer internacionalizar a plataforma.

Através de comunicado, a startup indica que, através da Microsoft, vai chegar a “um milhão de alunos em todo o mundo”, tendo já acordos para a plataforma chegar aos “Estados Unidos, África do Sul, Espanha, Holanda, Noruega, Cabo Verde, Colômbia e Brasil”. Já do lado da JP.IK, distribuidora portuguesa de produtos para a educação, a Ubbu vai ganhar uma versão offline. Desta forma, serão muitas as salas com acesso à plataforma, mesmo que a ligação à Internet seja limitada.

Leia também | Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas

A plataforma de ensino de programação foi desenhada para crianças do primeiro e segundo ciclo de escolaridade. A ideia é que, através de aulas semanais de uma hora, adaptadas a cada ano de ensino, as crianças possam apreender as bases do pensamento lógico e computacional, através de vídeos, jogos e outros exercícios.

“Agora, com a plataforma online já reconhecida e utilizada em todo o país, queremos fazer chegar o ensino da programação a tantas crianças quanto possível, sempre com vista ao máximo impacto social positivo. Acreditamos que temos a marca e os parceiros certos para esta missão”, diz João Magalhães, CEO e co-fundador da Academia de Código, citado em comunicado.

Leia também | Programar sem acesso a computador? Portuguesa LitMaker diz que sim

Além da versão para os mais pequenos, a Academia de Código também ensina adultos a programar, tendo também cursos intensivos, onde é possível aprender a programar em cerca de três meses. Segundo as estatísticas, até 2020, serão precisos mais de 900 mil trabalhadores qualificados na área das tecnologias de informação, para fazer frente às necessidades de mercado.

Veja alguns exemplos dos exercícios da plataforma Ubbu na galeria acima.

Aprender a programar a linguagem do futuro mudou-lhes a vida