Utilizadores de Android vão poder escolher motor de busca à partida

Aprender programar Android

Todos os motores de busca vão poder fazer ofertas em leilão para ganharem lugar nos ecrãs dos utilizadores.

A Google vai permitir que os utilizadores europeus do sistema operativo Android escolham o motor de busca que querem predefinido nos seus aparelhos, ou seja, logo mal começam a usar o telemóvel e sem precisar de irem à loja de apps de propósito. A tecnológica norte-americana disse à Reuters que está a tentar anular as preocupações antitrust da Europa, evitando novas sanções.

Os novos smartphones e tablets Android vão chegar ao Espaço Económico Europeu (EEE) com um ecrã inicial onde vão existir quatro motores de busca para o utilizador escolher, já a partir de 2020.

Leia também | Google à escuta: “Desculpa, amor, não posso falar mais. O meu namorado chegou a casa”

Todos os motores de busca vão poder fazer ofertas em leilão para ganharem lugar nos ecrãs dos utilizadores. Os leilões serão realizados em cada um dos países do EEE e os três mais licitados aparecerão no ecrã de seleção dos aparelhos desse país, revelou a Google.

A iniciativa segue a decisão da Comissão Europeia, que no ano passado multou a gigante de tecnologia em 4,34 mil milhões de euros por esta bloquear os rivais no seu sistema operativo.

(texto clarificado a 5 de agosto para se perceber melhor que, em Android, já se podiam escolher outros motores de busca na loja de aplicações Play Store)