Novo Nokia X71 tem câmara de 48 megapíxeis e design minimalista

A icónica marca de dispositivos móveis, agora detida pela HMD Global, volta a apostar forte na fotografia para fazer frente aos ‘grandes’.

Depois de no Mobile World Congress ter apresentado um smartphone com cinco câmaras na parte traseira, a Nokia volta a apostar forte na fotografia para tentar atrair os consumidores. A marca apresentou esta terça-feira o Nokia X71, um dispositivo que se destaca pela câmara de 48 megapíxeis e pelo design minimalista.

O Nokia X71 tem na realidade três sensores na parte traseira: um de 48 megapíxeis, o principal; um segundo de oito megapíxeis, que permite captar imagens de grande angular; e um terceiro sensor de cinco megapíxeis, que ajuda a câmara a estabelecer diferentes campos de profundidade na fotografia.

A marca detida pela finlandesa HMD Global tenta assim não ficar atrás de marcas como a Huawei e Xiaomi, que também têm apostado forte na fotografia como um factor de diferenciação em dispositivos de gama média.

Veja também | Estes são os telefones mais vendidos de sempre. E, não, o 3310 não é o primeiro

Além das câmaras, o Nokia X71 tem um ecrã de 6,39 polegadas com resolução Full HD e que ocupa 93% da parte frontal do equipamento. Este é o primeiro smartphone da ‘nova’ Nokia que se apresenta com um ecrã com furo, local onde está integrada a câmara frontal de 16 megapíxeis.

Processador Snapdragon 660, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno e bateria de 3.500 mAh são outras características que completam o pacote. O Nokia X71 faz ainda parte do programa Android One, o que significa que está na linha da frente para receber novas versões do sistema operativo e que a versão atual – a 9.0 – está num estado ‘puro’, isto é, quase sem alterações do fabricante.

O smartphone vai ser lançado exclusivamente na China e em Taiwan por um preço equivalente a 345 euros. Mas segundo a publicação GSMArena, este mesmo smartphone deverá chegar aos mercados europeus, só que com um nome diferente: Nokia 8.1 Plus e pode ser anunciado já na próxima semana.

Ainda se lembra destes telefones icónicos da Nokia?