Inteligência artificial ‘aniquila’ humanos e ganha 7.215 jogos em apenas três dias

OpenAI | OpenAI Five | Inteligência Artificial | DOTA 2

Sistema desenvolvido pela OpenAI e especializada no jogo de estratégia em tempo real DOTA 2 conseguiu uma taxa de vitórias de 99,4%.

Neste momento são poucos os humanos que conseguem vencer o sistema OpenAI Five no jogo DOTA 2 – e dentro de alguns dias podem até já nem existir. Depois de ter derrotado as melhores equipas profissionais a nível global, a ferramenta de inteligência artificial aceitou desafios de ‘meros mortais’ e o resultado não podia ser mais esclarecedor: 7.215 vitórias para as máquinas, 42 para os humanos.

Entre 18 e 21 de abril, os bots da OpenAI estiveram disponíveis para que equipas de todo o mundo pudessem testar a capacidade do sistema. Segundo a publicação VentureBeat, foram necessários mais de 400 jogos até que os humanos conseguissem alcançar a sua primeira vitória frente ao sistema de inteligência artificial.

“[O modo] Arena foi uma experiência de grande escala para testar se o sistema da OpenAI era explorável, tendo em conta que toda a internet estava a tentar encontrar falhas”, comentou o diretor de tecnologia da organização, Greg Brockman.

Leia também | Os criativos da Microsoft que estão a ensinar os robôs a falarem como humanos

“Isto permite-nos ter mais confiança de que os sistemas de inteligência artificial que lançarmos no futuro vão poder ser robustos e difíceis de subverter. E talvez ainda mais importante – aprendemos o valor de ter uma comunidade de pessoas entusiasmadas com um sistema que construímos, por forma a compreendermos os seus limites e impactos”, acrescentou ainda o responsável.

No total, o OpenAI Five jogou o equivalente a 10,7 anos de DOTA 2 durante esta experiência – o que equivale a apenas 12 minutos do seu treino normal, quando está a ser testado em ambientes virtuais. O termo de comparação mostra bem o limite dos humanos face às máquinas: a pessoa que mais tempo esteve no desafio Arena jogou quase 30 horas.

O génio que está a construir um parque de diversões para a inteligência artificial