A feira de tecnologia IFA, em Berlim, foi o palco para a LG apresentar o seu televisor 8K com tecnologia OLED e o inovador Suitbot.
As portas oficialmente só abrem esta sexta-feira, mas a LG fez questão de apresentar à imprensa já quinta-feira as suas principais novidades que incluem apostas fortes na qualidade de imagem 8K, robótica e na plataforma de inteligência artificial ThinkQ com cada vez mais soluções e aparelhos conectados em rede.
A entrada para o stand da LG na IFA ou Internationale Funkausstellung Berlin – uma das feiras de tecnologia mais antiga do mundo que começou em 1924 e a única que se mantém em atividade – ostenta um incrível desfiladeiro de ecrãs OLED. Não sendo 8K, são nítidos o suficiente para criarem um impacto enorme com imagens de zonas naturais impressionantes num espetáculo de cor e movimento.
Comecemos pelo televisor 8K. A LG diz ser a primeira marca a ter uma TV OLED 8K do mundo. Com resolução de 7680 x 4320, vimos no stand da LG da IFA – a maior feira de tecnologia da Europa, em Berlim, o incrível televisor de 88 polegadas que apresenta mais de 33 milhões de pixéis que emitem a sua própria luz de forma a, diz a marca sul-coreana, “produzirem o Preto Perfeito e um contraste infinito”.
E o que é que isso significa? Qualidade superior de imagem num televisor com tecnologia de uso de luz própria inovadora. A LG espera que as encomendas de LG OLED TVs dupliquem em 2018 e que até 2022 cheguem a mais de nove milhões de unidades. Com base nesta previsão, a marca vai aumentar a quota da tecnologia OLED no seu portfólio de TVs premiume impulsionar a adoção em larga escala de LG OLED TVs.
A verdade é que a falta de conteúdos 8K faz com que estas TVs sejam ainda uma boa forma de mostrar que a tecnologia está pronta, mas vão demorar a chegar à casa da maioria dos consumidores. É o caso desta OLED 8K, que não tem chegada prevista a Portugal pelo menos em 2019. Ainda assim, a LG estima que o seu crescimento atinja mais de 5 milhões de unidades, até 2022 e quer dominar esse mercado que chama de ultra-premium.
A LG aposta nos televisores OLED por ser apelidada da “nova geração de tecnologia para ecrãs” porque emite a sua própria luz, eliminando a necessidade de qualquer tipo de luz de fundo como acontece com ecrãs LCD por exemplo.
Robôs CLOi por todo o lado
O stand da LG tem vários robôs com funções diferentes. Todos são passíveis de ter ligação à plataforma de inteligência artificial da LG, ThinQ – que tem a sua própria app e permite comandar mesmo à distância desde o ar condicionado, ao forno, frigorífico, máquina de lavar roupa ou de secar, purificador de ar, entre muitos outros. Vários destes aparelhos, incluindo o televisor, permitem comandos de voz e o uso de assistentes digitais como a Alexa ou a Google Assistant.
O robô mais entusiasmante presente é o Suitbot, considerado o primeiro robô wearable centrado em humanos. A sua como função é apoiar e melhorar as pernas dos seus utilizadores para permitir mais mobilidade e força dos membros inferiores. Ou seja, pode ser usado por idosos, pessoas com limitações físicas ou trabalhadores em indústrias que necessitem de ajuda extra. O Suitbot que é uma espécie de exosqueleto assume também a função sentada. O seu calçado, tipo sandália, e a sua função de ajuste automático permitem que o utilizador entre e saia do fato com mais facilidade. Infelizmente não o pudemos testar. Também estiveram por lá os Guide Robot, o Cleaning Robot e o Serving Robot.
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