Facebook poderá limitar ocupação dos escritórios a 25%

Facebook, redes sociais, Zuckerberg
(Kenzo TRIBOUILLARD/AFP)

O Facebook estará a estudar formas de regresso ao trabalho para a reabertura dos escritórios, em julho.

Embora o Facebook já tenha indicado que vai manter o teletrabalho até 2021, a empresa já estará a delimitar um plano de ação para os trabalhadores que precisam de trabalhar a partir dos escritórios, devido ao tipo de trabalho e funções que desempenham.

Segundo avança a Bloomberg, a empresa de Mark Zuckerberg está a estudar a reabertura dos principais escritórios a 6 de julho, mas com várias limitações à ocupação e uso dos equipamentos. De acordo com a agência, o Facebook poderá limitar a ocupação dos escritórios até aos 25%, além de colocar os trabalhadores em turnos alternados para evitar aglomerações.

Estará também em cima da mesa o recurso à medição de temperatura dos trabalhadores antes de entrarem nas instalações da gigante da internet. Em alguns dos escritórios, a máscara terá de ser usada durante todo o horário de trabalho – noutros locais, poderá ser opcional desde que assegurado o distanciamento social.

As alterações incluem também limitações ao número de trabalhadores que podem estar em simultâneo nas salas de reuniões e o afastamento dos espaços de trabalho, para garantir que é assegurada uma distância mínima de 1,8 metros.

Com vários equipamentos de apoio nos escritórios, desde ginásios até áreas de refeição e restaurantes, a Bloomberg refere que o plano inclui ainda a substituição dos buffets disponíveis nas cantinas por refeições embaladas, para evitar aglomerações. Os ginásios continuarão, por agora, encerrados.

A principal localização do Facebook, o escritório de Menlo Park, nos Estados Unidos, continuará também a limitar os visitantes numa fase inicial.

Tecnologia alimenta era do trabalho e vida remota em tempo de Covid-19