FISTA. Feira dedicada à tecnologia é “motor de contratações” de universitários

Fonte: DR

Arranca esta semana o FISTA, fórum dedicado à tecnologia e arquitectura. Este ano, evento do ISCTE está focado na área da cibersegurança.

É descrita como o “motor de contratações” dos estudantes dos cursos tecnológicos do instituto universitário. Na sétima edição do Forum of ISCTE School of Technology and Architecture (FISTA), que decorre a 4 e 5 de março, em Lisboa, está assegurada a presença de mais de 80 empresas, de vários setores de atividade.

“A apetência das empresas – desde logo as multinacionais – para fazerem contratações no FISTA é conhecida, uma vez que os cursos tecnológicos do ISCTE são dos mais procurados para fazer recrutamentos”, afirma o professor Carlos Sá da Costa, citado em comunicado. A instituição indica que “cerca de 97% dos estudantes são contratados e, grande parte deles, por empresas que se fizeram representar no FISTA em anteriores edições”. “Este é um valor que se verifica há vários anos e para o qual o sucesso do FISTA muito tem contribuído”, é indicado pelo professor.

Entre as empresas presentes contam-se a Deloitte, Accenture,Altice, Hays, KPMG, Novabase, EDP, SIBS, CapgeminiROFFAltran ou a Claranet.

Leia também | Setor da tecnologia tem até 19 mil vagas por preencher

Na edição deste ano, o tema escolhido é a cibersegurança, uma preocupação crescente entre as empresas de vários setores de atividade. “Todos os setores da sociedade, desde a economia à saúde, vão sofrer com as alterações tecnológicas a curto prazo. A proteção de dados, do hardware e do software são alguns dos desafios que as empresas terão de ter em conta”, explica Carlos Sá da Costa. Assim, várias das empresas presentes irão partilhar estratégias para a área, abordando ainda os principais desafios das organizações.

Haverá ainda espaço para que as 80 empresas participantes mostrarem projetos ou estudos de caso ligadas à inovação, que envolvam temas como a internet das coisas, inteligência artificial ou big data. Neste caso, as apresentações serão feitas em intervenções de curta duração, com o nome de IT Speed-Talks.

Além desta componente de apresentações curtas, haverá ainda espaço para conferências mais longas, no auditório principal do ISCTE. Entre as keynote disponíveis estará a Onfido, que abordará o tema da verificação de identidade online, através de algoritmos de IA desenvolvidos pela empresa. Também Sérgio Pereira, o novo diretor-geral da Free Now em Portugal, partilhará os projetos da empresa para a área de TVDE.

Já na área da arquitectura, contam-se sessões de Fran Silvestre ou do arquiteto português João Mendes Ribeiro.

No ano passado, o evento recebeu 1900 participantes.

ISCTE arranca ano letivo com pós-graduação que vai ensinar licenciados a programar