Malware dá acesso a hackers a dados de contas da Apple, Google, Facebook e Amazon

Cloud, nuvem
Fonte: Pixabay

Um malware desenvolvido por uma empresa israelita terá poder para conseguir aceder a dados de utilizadores armazenados em contas da Google, Facebook, Apple ou Amazon, avança o Financial Times.

De acordo com a notícia avançada pelo FT, o malware desenvolvido pela NSO Group poderá recolher dados dos utilizadores em diversas contas cloud. Neste bolo, incluem-se informações como mensagens, localizações, fotografias, vídeos e muito mais. O FT terá tido acesso a uma fonte que teve oportunidade de assistir a uma apresentação de vendas da empresa. 

A NSO Group é a mesma empresa que desenvolveu o malware Pegasus, usado para retirar dados privados de smartphones. 

Leia também | “A cibersegurança dos países europeus melhorou muito em dez anos”

Segundo o jornal britânico The Independent, não se trata apenas do acesso aos dados dos utilizadores mas também de sérias implicações para o negócio das grandes tecnológicas. A Amazon indica que não encontrou provas de que este software esteja presente nos seus sistemas. Por seu turno, o Facebook indica estar a “avaliar estas indicações”. 

As preocupações não estão ligadas apenas a possíveis smartphones infetados com este malware. São cada vez mais os utilizadores que recorrem à cloud para armazenar dados e libertar algum espaço dos smartphones e também para garantir que os ficheiros estão disponíveis e acessíveis a partir de qualquer dispositivo. É essa uma das grandes preocupações – que o malware possa dar acesso a informação além daquela que está no smartphone, alerta o FT. 

Leia também | Ataques informáticos atingem recorde em 2018, custando milhões às empresas

Entretanto, a NSO nega que tenha criado um software com este tipo de características de vigilância. Um porta-voz, citado pelo The Independent, indica que “não disponibilizam ou vendem qualquer tipo de solução de hacking ou capacidade para recolha de dados em massa de aplicações cloud, serviços ou infraestrutura”. 

 

Seis dicas para usar o Wi-Fi em segurança durante as férias