Microsoft e Alphabet juntam-se para ensinar as bases da computação quântica

computação quântica, computador quântico
Fonte: Pixabay

A computação quântica é vista por muitos especialistas como um dos próximos grandes avanços do panorama tecnológico. Para os interessados em perceber como funciona este mundo, a Microsoft e a Alphabet têm um programa online.

O programa para aprender as bases da computação quântica está disponível na plataforma Brilliant e, por enquanto, tem disponíveis dois módulos online acessíveis sem custos, por “tempo limitado”, é feita a ressalva.

O curso tem atualmente cinco módulos, onde é possível completar diferentes tópicos, que abordam diferentes áreas. Ainda há módulos que não estão disponíveis, com a plataforma a prometer notificar os mais curiosos para chegar a esta parte do curso online. 

Leia também | Computação quântica. Não é ficção, é a nova grande corrida tecnológica

Os pré-requisitos para este curso envolvem Álgebra linear e os essenciais de ciência de computadores – que também estão disponíveis na plataforma Brilliant.

Este curso tem uma duração que pode variar entre as 16 e as 24 horas, onde será apresentada a linguagem Q# de forma gradual. Tudo isto é feito através de pequenos testes, feitos através do browser.

“Tecnologias quânticas são importantes para a soberania. Portugal não pode ficar para trás”