Plataforma norte-americana suspendeu operação na capital portuguesa nas últimas semanas. O mesmo acontece em cidades como Berlim e Estocolmo.
Quem utiliza trotinetas partilhadas já tinha reparado nos últimos dias na ausência das trotinetas pretas e brancas da Bird das ruas de Lisboa e da aplicação no telemóvel. A empresa norte-americana suspendeu o serviço na capital portuguesa – e noutras cidades europeias – durante o Inverno e só vai retomar as operações quando chegar a Primavera.
A empresa norte-americana também garante que os funcionários em Portugal mantêm-se no posto de trabalho e estão a trabalhar para retomar as operações ainda no mês de março. Nesse mês, a Bird promete voltar com o modelo mais recente em toda a frota, o V1.
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A Bird começou as atividades em Portugal no dia 1 de abril, com uma frota de 250 veículos partilhados. A plataforma norte-americana lembra ainda que o serviço de partilha de trotinetas também foi suspenso em cidades como Berlim, Varsóvia, Lyon, Frankfurt e Estocolmo. Nestes casos, os veículos ficam simplesmente guardados nas cidades de origem e não são relocalizados.
“A segurança é a maior prioridade na Bird e embora as nossas trotinetas tenham sido testadas para funcionar em todas as condições, decidimos fazer uma pausa no nosso serviço, justificou o porta-voz da plataforma, Harry Porter, em dezembro, ao portal Quartz, A decisão da Bird surge depois de nos últimos meses quatro plataformas de partilha de trotinetas terem deixado Portugal: foram os casos da Voi, Wind, Tier e Bungo.
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Com a suspensão desta plataforma norte-americana, a oferta de trotinetas partilhadas em Portugal fica reduzida à Lime, Jump, Circ, Hive e Frog.
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