WhatsApp testa nova ferramenta para lutar contra notícias falsas

O WhatsApp estará a testar uma nova ferramenta, com o intuito de combater as notícias falsas. Como? Dando aos utilizadores uma forma de perceber mais facilmente a origem das imagens.

O site WABetaInfo avança que a próxima atualização do WhatsApp, a 2.19.73, traga uma ferramenta para pesquisar a imagem. Esta função permitirá ao utilizador enviar a imagem diretamente para o Google, para mostrar imagens semelhantes na Internet e perceber qual é a origem da imagem que está a ver.

Na lógica da app de troca de mensagens, isto funcionaria como uma forma de encontrar mais informação e eventualmente perceber a veracidade da situação.

Leia também | 16 aplicações para instalar no seu Android novo

Esta ferramenta está só em fase de teste e não há ainda indicação de se se poderá tornar oficial no portefólio de ferramentas da aplicação.

No último ano, o WhatsApp tem sido usado como uma forma de distribuir notícias falsas e desinformação. A situação escalou de tal forma em países como a Índia ou Brasil, que os responsáveis pela aplicação se viram obrigados a tomar medidas, limitando o número de utilizadores para quem é possível reencaminhar mensagens. Na lógica do serviço de troca de mensagens, isto seria uma maneira de limitar que as mensagens cheguem a um número alargado de pessoas.

Na galeria acima, veja a evolução do WhatsApp ao longo destes dez anos de vida. 

Facebook lança ferramentas para evitar manipulação nas eleições europeias