App Store chega aos relógios da Apple. Conheça as novidades do watchOS 6

As novas aplicações do Apple Watch também já não precisam de uma ligação ao iPhone para funcionarem.

Mais aplicações, serviços mais independentes e um cada vez maior foco na saúde. Este é o resumo daquilo que a Apple quer fazer com a sexta versão do watchOS, o sistema operativo da marca da maçã para os seus relógios inteligentes.

A nova versão do software vai trazer mais algumas aplicações da Apple para o pulso dos utilizadores: memorandos de voz, livros áudio e também a clássica calculadora, sendo que neste caso permite calcular de forma fácil a gorjeta a dar ou então a dividir a conta de um jantar.

O executivo Kevin Lynch confirmou ainda uma grande novidade pela qual os programadores esperavam há muito: a possibilidade de criarem aplicações independentes para o Apple Watch, sem necessitarem de uma aplicação companheira instalada no iPhone.

A acompanhar esta novidade, a Apple anunciou a chegada da App Store ao relógio e que vai funcionar de forma semelhante aos smartphones: cada aplicação terá a sua própria página, com comentários e classificações dos utilizadores, com imagens da aplicação em formato de relógio e também com sugestões dos editores da Apple.

“Vamos trazer a App Store para o Apple Watch. Podem pesquisar através de voz, desenho de letras e depois podem instalar a aplicação diretamente no relógio”, disse Kevin Lynch.

Mais atenção à saúde

Além de já permitir detetar quedas e também de realizar um eletrocardiograma preliminar, o Apple Watch vai ganhar mais funcionalidades ligadas à área da saúde.

A primeira está relacionada com a audição. Usando os microfones integrados no relógio, o equipamento vai passar a emitir alertas sempre que o utilizador estiver num ambiente muito ruidoso e que pode ser prejudicial para a sua audição. Além do alerta, o relógio vai dizer qual o nível de som que seria desejável, o que ajuda o utilizador a perceber quão acima do desejável está.

Apple watchOS

Já no final a Apple anunciou a chegada de uma funcionalidade que vai ser vantajosa para as mulheres: monitorização do ciclo menstrual. O utilizador vai poder indicar como foi o fluxo do período – leve ou intenso, por exemplo – e vai receber notificações do relógio, que vai alertar quando a menstruação estiver para chegar e também quando a mulher está no chamado período fértil.

Apple watchOS

Uma versão de testes do watchOS fica disponível já esta segunda-feira para programadores. A primeira versão pública fica disponível em julho e a versão final para consumidores vai chegar no outono.