Vídeo publicado pelo canal Unbox Therapy, no YouTube, mostra as fragilidades para quem usa este sistema de autenticação no novo topo de gama da Samsung.
Se tem ou tenciona comprar o novíssimo Samsung Galaxy S10, pode ser uma boa ideia não usar o sistema de reconhecimento facial do smartphone. Um vídeo do youtuber Lewis Hilsenteger mostra que a ferramenta de segurança e autenticação é facilmente contornada.
No vídeo onde mostra como enganar o sistema de reconhecimento facial, Lewis, mais conhecido como Unbox Therapy, usa um vídeo seu para desbloquear o Samsung Galaxy S10.
O método é simples e não demora muito tempo: basta colocar o vídeo com a sua cara em frente ao Galaxy S10 e ao fim de alguns segundos o dispositivo desbloqueia.
Leia também | Estes são os preços dos novos Galaxy S10 e Galaxy Fold em Portugal
Quando os utilizadores configuram o desbloqueio facial, a Samsung notifica de imediato que este método é considerado como “menos seguro” do que outros, pois existe a possibilidade de alguém parecido conseguir fazer o desbloqueio ou de usar uma fotografia para esse efeito.
“Para ações que necessitam de forte segurança, a Samsung recomenda usar o novo leitor de impressões digitais que desbloqueia o smartphone com a impressão digital física”, admitiu a tecnológica sul-coreana numa reação enviada à publicação Tech Times.
A integração de tecnologias de reconhecimento facial tornou-se mais popular nos smartphones quando a Apple apostou nesta funcionalidade no iPhone X. O FaceID da marca da maçã também já foi contornado, mas o nível de complexidade para atingir esse objetivo é superior, como revelou em 2017 a publicação The Verge.