Barcos há muitos, mas não há nenhum como o Energy Observer. O catamarã de origem francesa e que se movimenta com a ajuda de hidrogénio passou por Lisboa e fomos ver porque é que é totalmente sustentável.
A viagem começou o ano passado e vai prolongar-se por mais cinco anos. O objetivo deste laboratório no mar é o de testar, em condições extremas, um sistema baseado na produção, gestão e armazenamento de energia, especialmente o hidrogénio.
No total são combinadas três fontes de energia renovável, são elas solar, eólica e hidráulica. Em destaque está o armazenamento em baterias de hidrogénio que é produzido a bordo. Depois das baterias ficarem cheias, o Energy Observer começa o processo que permite produzir hidrogénio que dá até cinco dias de autonomia do catamarã.
Leia mais: Conheça os destaques do quarto número da DN Insider
E como faz essa produção? Primeiro (com o barco parado) é feita a dessalinização da água do mar, é purificada e, depois, através da eletrolise, é separado o hidrogénio do oxigénio, devolvendo este último elemento químico à natureza e armazenando o outro.
* Por João Tomé e Nuno Taborda (vídeo)