Loading the player...

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu uma forma de ‘traduzir’ a atividade cerebral em discurso, que é gerado através de um computador.

A investigação pode dar um novo fôlego para os cientistas perceberem como é que os pensamentos são transformados em discurso coerente, aponta a CNN. O grupo de investigadores criou um sistema que, em linhas muito gerais, traduz as ondas cerebrais em palavras, focando-se nos movimentos físicos que são feitos para atingir determinado som, em vez de se focar nas palavras em si.

Esta parte é crucial para a investigação, já que os movimentos feitos pela língua e outros músculos podem ajudar o computador a “adivinhar” quais são as palavras em que se está a pensar.

Esta investigação poderá ser uma esperança para desenvolver uma tecnologia para ajudar pacientes com dificuldades graves de comunicação, como traumas físicos ou outras condições que possam limitar as capacidades da fala.

Leia também | Quanto pesa o vento galático? Investigadores garantem 50 a 60 milhões de sóis

Através de um software, desenvolvido pela equipa de investigadores, é possível ‘acelerar’ o processo de como se fala. Atualmente, uma das soluções passa pela escrita daquilo que se quer transformar em discurso, com as palavras a serem depois ditas por uma voz gerada através de um computador.

Esta investigação poderá bem representar o ‘saltar’ de um passo, transformando o processo de comunicação em algo bem mais rápido. Apesar de as soluções neste campo estarem a evoluir, graças à tecnologia e desenvolvimento científico, em muitos casos ainda podem ser frustrantes para os pacientes que sofrem deste tipo de problemas na comunicação.

Há ainda outro ponto importante nesta investigação da Universidade da Califórnia: conforme conta um dos investigadores à CNN, o modelo agora desenvolvido tem a vantagem de poder ser aplicado a várias pessoas.

Leia também | Um dia o smartphone vai salvar-lhe a vida

“O descodificador de discurso que é treinado numa pessoa com o discurso intacto pode bem ser um ponto de partida para que alguém que tenha problemas possa aprender a controlar o simulador de voz”, explica Edward Chang, um dos investigadores ligados ao projeto.

Nobel da Física explica como lasers que criou ajudam a mudar o mundo