São Francisco proíbe autoridades de usar tecnologia de reconhecimento facial

reconhecimento facial
Fonte: Pixabay

A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, vai impedir que polícia e outras autoridades recorram a tecnologia de reconhecimento facial, tornando-se na primeira localização norte-americana a proibir este tipo de solução.

De acordo com a legislação divulgada, a cidade indica que “se trata de uma solução demasiado perigosa para as liberdades civis dos residentes, para que o seu uso seja sequer considerado”. Os grupos que defendem a salvaguarda da privacidade já reagiram de forma positiva a esta legislação.

Não é a primeira vez que o uso da tecnologia de reconhecimento facial é contestado – principalmente por problemas de falsos positivos e situações de discriminação.

Leia também | Polícia não pode obrigar utilizadores a desbloquearem smartphone

A legislação agora aprovada refere também que, caso as autoridades usem tecnologia para reconhecimento de matrículas, por exemplo, precisam de especificar o processo na sua totalidade, indicando a tecnologia usada.

São Francisco pode ser a primeira cidade a banir o uso desta tecnologia, mas não está sozinha no debate. Outras cidades norte-americanas estão a debater a mesma questão – como Oakland ou Berkeley na Califórnia ou Somerville, no Massachusets.

Esta proibição trouxe novamente a lume a eterna questão no que toca a vigilância – vale tudo em nome da segurança?

Sistema de reconhecimento facial para condutores falha em Nova Iorque