O fim de uma era. Computadores Toshiba mudam de nome

toshiba dynabook

Dynabook. É este o novo nome da área de computadores da Toshiba e a empresa que já estava mais focado no setor empresarial vai iniciar uma campanha de marketing para promover a alteração.

A partir de agora, os computadores Toshiba estão prestes a tornarem-se num produto do passado em Portugal e no mundo. O novo nome é Dynabook e o desaparecimento do nome histórico associado ao mundo dos portáteis ocorre depois da Sharp (que pertence à gigante Foxconn), ter adquirido 80% da subsidiária de computadores da Toshiba japonesa em outubro de 2018. No Japão, a mudança de nome já aconteceu, mas a partir de segunda-feira a mudança é global.

A multinacional enviou uma carta aos seus distribuidores locais alertando-os sobre a mudança do nome da empresa e da nova marca dos produtos distribuídos. Na carta, citada pelo El País, é indicado que desde outubro do ano passado, o grupo japonês abandonou o nome Toshiba Client Solutions e, desde então, tem operado como uma empresa independente com subsidiárias em todo o mundo, sob o nome Toshiba Client Solutions Europe.

Leia também | A Google removeu estas 29 aplicações. Quem as tiver vai querer fazer o mesmo

“Em janeiro deste ano, o nome da nossa empresa-mãe no Japão, mudou a nomenclatura para Dynabook Inc, e a partir de 1 de abril de 2019 a Toshiba Client Solutions Europe irá alinhar com a empresa mãe e vai chamar à área de computadores Dynabook Europa. Uma mudança de nome que também será adotada pelas demais subsidiárias, unificando assim uma única marca em todo o mundo”, indica a carta.

(vídeo oficial a comunicar a mudança)

A escolha do nome, de acordo com o El País, está associada ao facto da nova marca ser um nome usado há 30 anos pela divisão de portáteis da Toshiba no Japão, e ser bem conhecido na Ásia. Mesmo assim, a empresa está ciente de que terá que fazer um “grande esforço” para divulgar a nova marca fora da Ásia.

O diretor da Toshiba Espanha, indica o El País, admite que a empresa pretende realizar um “importante investimento em marketing para consolidar a nova marca na Europa”. “Estamos num altura que é como se estivéssemos a começar uma nova vida, uma nova marca”, diz Emilio Dumas. A Toshiba vendeu mais de cinco milhões de portáteis nos 30 anos em que está em Espanha.

Netflix está a testar mudanças ‘radicais’ ao aspeto da aplicação