Coronavírus leva Facebook a cancelar F8, principal evento para programadores

Facebook
EPA

Este ano, o Facebook não irá reunir a comunidade de programadores no evento anual F8, a principal conferência da tecnológica. A decisão foi anunciada esta quinta-feira, através de comunicado de imprensa.

“Tendo em conta as preocupações em torno do Covid-19, tomámos a difícil decisão de cancelar a componente pessoal do F8 2020”, indica Konstantinos Papamiltiadis, diretor de plataformas e parcerias no Facebook.

A empresa indica que “foi uma decisão difícil de tomar”, tendo em conta a importância do evento para a dona da maior rede social do mundo. “Mas precisamos de dar prioridade à saúde e segurança dos nossos parceiros programadores, empregados e todas as pessoas que ajudam na realização do F8”.

O Facebook indica ainda que tentou explorar outras formas de “manter a componente pessoal do F8”, mas que não seria correto reunir programadores sem ter toda a comunidade internacional. “É importante receber pessoas num evento inclusivo e não seria correto realizar o F8 sem a comunidade internacional de programadores”.

Leia também | Facebook vai pagar 500 milhões de euros por usar dados para reconhecimento facial

Sem o evento com programadores no local, o Facebook aponta que está a planear formas para juntar a comunidade, através de “eventos locais e streams de conteúdos de vídeo”, indica a empresa. Em nota de imprensa, a companhia de Mark Zuckerberg indica ainda que, ao longo das próximas semanas, irá dar indicações sobre os planos que mantém para o F8.

Este é o segundo evento que o Facebook cancela, na sequência do surto de coronavírus. O primeiro foi o Global Marketing Summit, marcado para março, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Leia também | Facebook vai mudar e os testes já começaram. Conheça as alterações

Na altura do cancelamento do evento de marketing, era estimado que a cidade de São Francisco poderia perder 11 milhões de dólares com o cancelamento da conferência de marketing do Facebook. Com o cancelamento do F8, é expectável que o impacto para a região seja consideravelmente maior. Ainda assim, no comunicado, o Facebook indica que “este ano irá duplicar as doações para 500 mil dólares”, referindo-se à doação anual resultante de parte da receita de bilheteira do F8, que é direcionada à região de San José.

A edição deste ano do F8 está marcada para 5 e 6 de maio, em San José, nos Estados Unidos. O evento é realizado anualmente, desde 2007, recebendo cerca de cinco mil pessoas no McEnery Convention Center. É durante esta conferência que o Facebook anuncia as principais novidades do ano, através da keynote de Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social.

Preocupação com coronavírus leva Facebook a cancelar evento