Disney e Cisco vão unir esforços para criar o entretenimento do futuro

Walt Disney Studios

A Disney e a Cisco anunciaram a parceria que vai resultar na criação de um novo laboratório tecnológico, para criar novas experiências de entretenimento multimédia.

Vai chamar-se StudioLAB e ficará localizado em Burbank, na Califórnia, dentro dos The Walt Disney Studios Lot. É nesse novo laboratório que a Cisco vai assegurar a infraestrutura tecnológica, através de soluções de hardware, software e outros serviços tecnológicos, que incluem também as redes, o armazenamento e as capacidades de colaboração.

Nos primeiros tempos, este laboratório tecnológico virado para o entretenimento vai centrar-se na melhoria da colaboração remota entre os criativos e os diretores do estúdio. Com o passar dos anos, os filmes da Disney foram ficando cada vez mais complexos e com muito CGI à mistura (imagens geradas por computador, na sigla em inglês). Para isso, é necessário poder de processamento e as capacidades para colaboração também se tornaram mais exigentes.

A Cisco vai assegurar também a questão da conectividade e respetiva segurança para os produtores de cinema e do estúdio. As fugas de informação também têm vindo a tornar-se uma preocupação para os estúdios, nos últimos anos.

No ano passado, o canal de televisão HBO foi exemplo dessa preocupação, ao ser alvo de um ataque informático. O intuito? Ter acesso antecipado a episódios da série de televisão Game of Thrones, que acabaram mesmo por chegar à Internet antes de serem exibidas pela HBO.

No caso da parceria entre a Disney e a Cisco, a tecnológica vai também assegurar “a chegada dos ativos de produção do estúdio e outras informações de forma segura à Cloud”, explica a Cisco, em comunicado.

“O nosso objetivo é inovar em cojunto e aplicar tecnologias emergentes para promover as nossas capacidades de produção e ajudar a criar novas experiências de entretenimento”, Benjamin Havey, Vice-Presidente da Divisão de Inovação Tecnológica no The Walt Disney Studios.

O responsável acrescenta também que esta parceria funciona como uma combinação do “melhor de Silicon Valley e de Hollywood para ajudar os nossos narradores a contarem as suas melhores histórias. Através desta colaboração, podemos expandir os limites da forma como se pode criar e consumir conteúdo.”

O The Walt Disney Studios produz as longas-metragens da Disney, que atualmente assegura o portfólio da Walt Disney Animation Studios, da Pixar Animation Studios, Marvel Studios e ainda da Lucasfilm, a responsável pelo universo de Star Wars.

O The Walt Disney Studios assegura também a distribuição de música e produções do grupo.