Facebook oferece anúncios à OMS para lutar contra desinformação sobre vírus

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(Kenzo TRIBOUILLARD/AFP)

Numa publicação na rede social, Mark Zuckerberg anunciou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) e outras entidades ligadas à área da saúde irão ter acesso a anúncios gratuitos na plataforma, com o grande objetivo de combater a difusão de informações falsas ligadas ao vírus.

Já desde meados de janeiro, quando foram detetados os primeiros casos, que o Facebook anunciou que iria redobrar os esforços para evitar a difusão de informação falsa sobre o Covid-19 ou promessas de cura que ponham em risco a segurança dos utilizadores. Numa publicação assinada pelo CEO da empresa, é indicado que o Facebook “está a disponibilizar anúncios grátis à OMS, tantos quanto sejam necessários para dar resposta à situação”.

Zuckerberg refere que a empresa “está focada em garantir que toda a gente tem acesso a informações credíveis e precisas” sobre o vírus. O CEO da maior rede social do mundo refere que se trata “de uma situação de emergência”, sendo especialmente necessário que sejam tomadas todas as precauções para reduzir o risco de infeção.

Além das iniciativas de anúncios gratuitos para as fontes de informação credíveis, o Facebook indica que está “focado em parar a desinformação perigosa”. “É importante que toda a gente tenha um sítio para partilhar as suas experiências e falar sobre este surto, mas os princípios da nossa comunicado deixam claro que não é aceitável partilhar informação que possa colocar os outros em risco”, alerta Zuckerberg.

Na mesma nota, o fundador do Facebook refere ainda que, sempre que um utilizador pesquisar por palavras-chave ligadas ao surto, será redirecionado para informação credível, disponibilizada pelas autoridades competentes.

Além da partilha de informações falsas, outro dos problemas nas redes sociais tem sido a partilha de produtos que prometem a cura instantânea do vírus. Na publicação de Zuckerberg, a empresa reforça que irá remover os anúncios a este género de produtos da rede social.

Devido ao coronavírus, o Facebook já cancelou dois eventos nos Estados Unidos, incluindo a conferência de programadores F8, o evento anual mais importante da rede social.

Além do Facebook, também plataformas como o Pinterest vão direcionar os utilizadores para fontes oficiais – uma pesquisa no Pinterest por coronavírus apresentará ao utilizador uma página da OMS.

Tendo em conta a grande base de utilizadores da aplicação TikTok, especialmente entre os mais jovens, a Organização Mundial de Saúde lançou a semana passada uma conta oficial nesta aplicação.

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