França multa Google em 150 milhões de euros

REUTERS/Arnd Wiegmann

O regulador para a área da concorrência em França vai multar a Google em 150 milhões de euros, devido ao comportamento na publicidade do Google Ads.

Segundo o regulador francês, a tecnológica terá tido comportamentos anti-concorrenciais na publicidade disponível num dos seus produtos, o Google Ads.

Na conferência de empresa onde foi anunciada a multa, Isabelle de Silva, a presidente da autoridade da concorrência francesa, indicou que o domínio da Google na publicidade online é “extraordinário”. Segundo os números que terão pesado na decisão da entidade francesa, a Google terá uma quota de mercado de 90% no mundo da publicidade online.

Entretanto, a Google já reagiu à multa da entidade francesa, indicando que irá recorrer da decisão.

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A multa agora aplicada surge num contexto em que vários países europeus estão mais atentos ao comportamento das chamadas big tech, grupo que incluiu a Google, Amazon, Facebook e Apple.

Não é a primeira vez que as autoridades francesas castigam a Google. Em janeiro, o regulador da área de proteção de dados em França aplicou uma multa de 50 milhões de euros à Google, devido a questões ligadas à privacidade. Em setembro, o fisco francês obrigou a tecnológica americana a pagar mil milhões de euros, devido a impostos em atraso, ao longo de quatro anos.

 

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