Os números são avançados pela IDC: a Apple passa a ocupar o terceiro lugar no top das vendas de smartphones, com a chinesa Huawei a destronar a marca da maçã do segundo lugar. A Samsung lidera, mas apresenta uma quebra acentuada.
Por enquanto, os dados avançados pela IDC fazem parte de uma análise preliminar. Além das mudanças de lugares e subidas e descidas no ranking, as vendas de telefones no segundo trimestre do ano caíram 1,8%, passando das 348,2 milhões de unidades entre janeiro e março para os 342 milhões de smartphones entre abril e junho.
A Apple, que apresentou resultados esta semana, perde a segunda posição neste ranking – a fabricante tinha o segundo lugar na lista dos telefones mais vendidos desde o segundo trimestre de 2010. Ainda assim, no último trimestre, a Apple vendeu 41,3 milhões de terminais, quando no mesmo período do ano passado tinha vendido 41 milhões de telefones, aumentando a sua quota de mercado (passou dos 11,8% para 12,1%).
A Huawei contabilizou vendas de 54,2 milhões de smartphones no segundo trimestre do ano, uma subida considerável: o crescimento anual foi de 40,9%, segundo os resultados da IDC. A Samsung reforçou o primeiro lugar deste ranking, com 71,5 milhões de equipamentos.
Ainda assim, relativamente ao período anterior, a Samsung viu as vendas caírem em mais de 10% (no primeiro trimestre tinha vendidos 79,8 milhões de unidades). A empresa já tinha referido que o Galaxy S9, o seu flagship, não estaria a vender tão bem quanto suposto. No panorama global, a Samsung é mesmo quem se sai pior nestes resultados – todas as outras fabricantes conseguiram um aumento de vendas, mesmo num trimestre de quebras.
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Já a Huawei justifica esta ‘ultrapassagem’ à Apple com o reforçar de posição na China, onde tem uma quota de mercado de 27%. As vendas do P20 também contribuíram para esta contabilidade – afinal, as vendas globais do flagship chegaram aos sete milhões de unidades. A submarca Honor também tem registado bons números de vendas – em Espanha, por exemplo, o Honor 10 esgotou em menos de 24 horas.
Relativamente a quotas de mercado, no último trimestre a Samsung tem 20,9% do mercado, a Huawei 15,8% e a Apple 12,1%. A Xiaomi, que lançou recentemente os smartphones Mi A2, ocupa o quarto lugar a nível mundial, com uma quota de mercado de 9,3% e 31,9 milhões de smartphones vendidos. Trata-se de um crescimento para a marca chinesa, que passa de uma quota de mercado de 6,2% para 9,3%.
A Oppo, que lançou recentemente o smartphone Find X, também entra nesta lista, ocupando o quinto lugar da tabela global. A inovação do sistema de câmaras pop-up do Find X deixou o mercado curioso, mas, apesar de registar um ligeiro crescimento, não se traduziu ainda num aumento acentuado da quota de mercado: a fabricante chinesa fica-se pelos 8,6% de quota de mercado neste trimestre.
Relativamente à situação da Apple, resta saber se o lançamento dos novos iPhone, provavelmente em setembro, mudarão este panorama das marcas de smartphones mais vendidas nos próximos tempos. Fala-se que a marca norte-americana esteja a preparar não um, mas sim três smartphones, com tamanhos diferentes, para suceder ao iPhone X.