Intel compra empresa israelita de inteligência artificial por dois mil milhões

Intel
REUTERS/Dado Ruvic

A fabricante Intel anunciou a aquisição da Habana Labs, com o intuito de utilizar as competências da empresa na área da inteligência artificial.

Através de comunicado, a Intel dá conta da aquisição da empresa israelita Habana Labs, por um valor de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,79 mil milhões de euros). A Intel aponta que os aceleradores de deep learning desenvolvidos pela Habana Labs vão “enriquecer o portefólio de inteligência artificial”.

“A aquisição permite avançar com a nossa estratégia de inteligência artificial”, afirma a Intel, detalhando que pretende aplicar a tecnologia desenvolvida pela Habana Labs ao mundo dos data centers.

A Intel afirma que, até ao final do ano, espera que as receitas derivadas de inteligência artificial ultrapassem os 3,5 mil milhões de dólares, mais 20% do que no ano passado.

A Habana Labs continuará a trabalhar como um negócio independente, nota a Intel, acrescentando que a aquisição não implicará mudanças na administração da empresa israelita. Os trabalhos desenvolvidos pela Habana Labs passarão a ser reportados ao grupo de data platforms da Intel.
A empresa continuará sediada em Israel e o chairman da Habana, Avigdor Willenz passará a ser também conselheiro da Intel.

A Habana Labs foi criada em 2016, dedicando-se ao desenvolvimento de processadores otimizados para o desenvolvimento de redes neurais e inteligência artificial.

 

UE lança apoio de 3,2 mil milhões para investigação de baterias de lítio