Internet Archive quer salvar as memórias do Google+

Google+

A rede social da Google vai desaparecer do mapa oficialmente no próximo dia 2 de abril. Para garantir que o Google+ não desaparece para sempre, a equipa ArchiveTeam quer guardar alguma informação no arquivo da Internet.

A ideia é que sejam guardadas as publicações públicas, como posts e outras informações. Desta forma, será possível consultar o site do Internet Archive e ter acesso a publicações feitas no Google+, mesmo quando o site já não estiver acessível. Além de guardar informação sobre filmes, transmissões de rádio ou imagens, este arquivo da Internet também preserva conteúdos partilhados em comunidades online ou redes sociais.

O processo de recolha de informação já começou, feito pela equipa deste arquivo da Internet, a ArchiveTeam. Mas há um ponto a salientar: só vão ser recolhidas informações públicas, pelo que conteúdos que tenham sido partilhados de forma privada ou até apagados não transitarão para o arquivo. Também é provável que fiquem de fora comentários ou imagens em alta resolução.

Leia também | Google Docs está a transformar-se na app favorita dos jovens para conversar

Ainda assim, quem quiser apagar definitivamente a sua presença no Google+ da Internet, é este o momento para começar a operação de limpeza. Ainda é possível apagar a conta do Google+ (criada de forma automática para todos os utilizadores de Gmail). O Internet Archive também tem um formulário para que seja apagada informação específica.

O fim do Google+ foi marcado quando a Google descobriu, em outubro, uma falha de segurança que deixou exposta a base de dados de utilizadores, com um número considerável, na ordem dos milhões. Depois disso, a descoberta de um segundo problema de segurança acabou por antecipar o encerramento oficial, para o dia 2 de abril. Em fevereiro, a Google encerrou a funcionalidade que permitia criar novos perfis ou comunidades.

Serão estas as 10 piores tecnologias do século XXI?