O protótipo futurista Renault Morphoz aumenta ou diminui de tamanho, ao estilo ‘transformer’ e inclui 700 km de autonomia.
Com o cancelamento do Salão de Genebra, na Suíça (devido ao coronavírus), as várias marcas estão a mostrar aquelas que seriam as novidades para o evento. Uma das quais é este protótipo peculiar Renault Morphoz, que consegue mudar a sua morfologia com o carregar de um botão.
O Morphoz é flexível no interior e no exterior ao ponto de, no Modo Cidade, poder ser um pequeno SUV urbano, com 4,4 metros, no Modo Viagem pode ficar com 4,8 metros, alongando-se 40 cm a pensar em viagens mais longas. O espaço da bagageira também cresce à medida que o espaço do habitáculo também fica bem mais amplo para os passageiros.
O protótipo também permite que o banco do condutor e o do passageiro ao lado se virem para trás, ao modo sala de estar, já a pensar numa era onde os carros autónomos podem ser uma realidade diária.
Em destaque está a bateria, que também ganha com este aumento de tamanho. No modo citadino o crossover elétrico usa uma bateria de 40 kW que promete uma autonomia de 400 km, enquanto no modo mais alongado a capacidade sobe para os 90 kW, que deverá permitir 700 km de viagem só com uma carga.
Outro dos anúncios é a possibilidade de carregar as baterias do Morphoz por indução, mesmo em movimento – se as estradas do futuro o permitirem, claro. Não falta quatro rodas direcionais (tem tração traseira) e conectividade 5G.
Além de já prometer um nível 3 de condução autónoma, não falta um exterior com uma camada que junta uma folha muito fina de madeira e látex flexível.
É ainda fácil conetar um smartphone ao carro colocando sobre algumas superfícies selecionadas do carro.