Loading the player...

Falta de talento tecnológico é um dos problemas que as empresas têm enfrentado em Portugal. Diretor-geral da Claranet Portugal partilha a sua visão sobre o problema.

“Acho que [a solução] passa por as faculdades aumentarem a sua produção, rapidamente. Não há desemprego nesta área das engenharias das áreas tecnológicas, de uma forma lata. As formações em geral, de todas as faculdades portuguesas nesta área, são boas”.

É assim que António Miguel Ferreira, diretor-geral da Claranet Portugal, aborda a questão da falta de talento tecnológico no país – e isto numa altura em que o mercado português tem sido escolhido para vários investimentos tecnológicos internacionais de grande escala. A própria Claranet prevê contratar 100 pessoas ao longo deste ano.

Leia também | O talento é prioridade para a Farfetch

Em entrevista à Insider, o executivo considera que Portugal deve redobrar os esforços no ensino superior e deve inclusive atrair estudantes estrangeiros para o país.

“Às vezes perguntam-me ‘tenho um filho que vai encontrar na faculdade, qual é o curso que deve seguir?’. Eu respondo, sem pestanejar, engenharia informática, porque de certeza vai encontrar projetos interessantes para fazer no fim do curso. Todos estes alunos vão ser absorvidos pelo mercado quando acabarem o curso”.

“No estrangeiro a marca Portugal, em tecnologia, é vista como de valor e positiva”