Xerox assegura financiamento de 24 mil milhões de dólares para compra da HP

Xerox,
REUTERS/Brendan McDermid

A Xerox avançou que já tem assegurado 24 mil milhões de dólares para a aquisição da HP. A empresa ofereceu 33,5 mil milhões para comprar a HP.

A Xerox avançou a informação esta segunda-feira, fazendo um ponto de situação sobre a proposta de aquisição da HP, feita em novembro de 2019. Na altura, a Xerox ofereceu 22 dólares por ação da HP, oferta que foi rejeitada.

A HP opôs-se ao negócio, indicando que a fabricante de fotocopiadoras estaria a subvalorizar a empresa. Ainda assim, a HP deixava margem para um acordo onde os papéis seriam invertidos, oferecendo-se para comprar a Xerox. De acordo com a informação avançada pela HP, em novembro, a empresa conseguiria ver benefícios numa possível junção, mas apenas se tiver oportunidade de desempenhar o papel de compradora.

Leia também | Espanhola Altia compra consultora tecnológica Noesis

Pouco tempo depois desta oposição da HP, a Xerox admitia o cenário de uma oferta hostil à empresa.

Através de carta aos acionistas, a Xerox indica que terá iniciado conversas com os principais acionistas da HP, com o intuito de avançar com a compra.

Em outubro do ano passado, a HP anunciou um processo de reestruturação, indicando que pretendia reduzir o número de trabalhadores em 16%, com efeito em todas as geografias. No total, os cortes podem vir a afetar entre sete a nove mil trabalhadores, ao longo dos próximos anos.

 

Xerox pressiona HP com possibilidade de oferta hostil