Parcerias que levam Guerra dos Tronos às nossas casas

Opinão de Gonçalo Ferreira, General Manager for Dell Technologies em Portugal.

Dell Gonçalo Ferreira, General Manager for Dell Technologies

Com o verão e as férias prontos para entrar em ação – e com as temperaturas a subirem – são cada vez mais as pessoas que optam por ir para o cinema. A experiência de assistir a um filme ou a uma série já não é como era antigamente. Com os avanços tecnológicos, como a alta definição, 3D e animação, a experiência visual deixam-no a pensar “Wow. Como é que eles fizeram aquilo?” Estou feliz por poder afirmar que a Dell teve uma participação no que diz respeito a isso.

O nosso cliente Pixomondo utilizou as soluções Dell para gerar, de forma rápida e segura, os efeitos visuais para a “Guerra dos Tronos” e para “Star Trek: Além da Escuridão.” A Pixomondo confiou numa solução completa da Dell, onde estão englobadas as Dell Precision workstations, Dell PowerEdge servers, os Dell PowerVault storage e os monitores Dell UltraSharp, que permitiram criar animações bastantes reais e enfrentar os mais exigentes desafios de design da segunda temporada da série televisiva vencedora de vários Emmys, “Guerra dos Tronos”.

Para dar vida aos dragões cuspidores de fogo de Daeneryen Targaryen em “Guerra dos tronos” foi necessário uma potência robusta de informática, tempos de renderização curtos, e tecnologia de confiança de forma a oferecer o melhor aos fãs de todas as noites de segunda-feira. Para enfrentar estas exigências a Pixomondo usou as workstations Dell T5500 e T 5600 para criar conteúdos complexos de forma mais eficiente, e os monitores Dell UltraSharp U2410, U2312Hm como apoio uma vez que este se destaca pelas suas imagens claras e de enorme detalhe. O estúdio fez também uso dos armazenadores de memória da Dell PowerVault MD3320 e MD1220 e os servidores PowerEdge R410, R620 e R720 no seu pack de renderização, para conseguir trabalhar em vários segmentos, de forma a conseguir trabalhar mais vezes em ajustes gráficos e videográficos, e por fim ter o melhor produto possível antes da data limite.

Para satisfazer as espectativas dos fãs, os técnicos devem trabalhar para que cada efeito seja o mais real, simultâneo e impressionante. Para o “Star Trek: Além da Escuridão,” a Pixomondo utilizou as workstations Dell Precision T7600 e T5500 com NVIDIA Quadro K4000 graphics cardK4000, os monitores Ultra Sharp da Dell U2310 e os servidores PowerEdge R510, R410 e R310. O hardware da Dell apoiou a Pixomondo na exploração de novas áreas dentro da icónica nave USS Enterprise, tais como na sala dos motores, o núcleo radioactivo letal e o labirinto que são os corredores da nave. Permitira, também, a Pixomondo levar aos limites as cenas com sequências cheias de acção do filme, tais como, com a perseguição a alta velocidade sobre Klingon, o país natal de Kronos seguida de uma intensa batalha na superfície inteira do mundo que foi gerado utilizando gráficos de computador (CG). A Dell espera ter ajudado a Pixomondo a superar as expectativas de todos os amantes da 7ª arte.

Da próxima vez que esteja de boca aberta por causa de uma cena híper realista de Game Of Thrones, lembre-se que poderá existir algo mais por detrás daqueles efeitos especiais. Por isso, sente-se, relaxe e prepare-se para que a tecnologia o leve para uma experiência mais elevada de entretenimento. E não se esqueça das pipocas.

Leia também | ‘The Winter is coming’ e com ele chegam vírus