Depois dos telefones dobráveis, conheça o smartphone com formato zig-zag

TCL Foldable
Foto: CNET

A TCL revelou um novo protótipo que eleva o desafio dos telefones dobráveis: enquanto as propostas de outras marcas são dobradas ao meio, esta novidade tem duas dobradiças, permitindo um formato em zig-zag.

Durante a IFA, em Berlim, a chinesa TCL não escondeu que tinha vários truques na manga, nomeadamente no campo dos formatos de smartphones. Ao site americano CNET, a TCL mostrou um protótipo com duas dobradiças, que podem funcionar em diferentes direções.

O smartphone pode ser dobrado em três partes, que são mais visíveis quando tem o telefone completamente “fechado”. Por enquanto, as características técnicas divulgadas são escassas, mas a CNET nota que contará com quatro câmaras traseiras, uma câmara frontal e a ausência de uma entrada para jack.

Com dez polegadas de ecrã, este protótipo não tem nome e muito menos uma possível data de chegada ao mercado, nota a publicação.

No início do ano, o mercado começou a movimentar-se para lançar smartphones dobráveis, com a Samsung e a Huawei a apresentarem os seus modelos. No entanto, os desafios de engenharia criados pelos telefones dobráveis causaram atrasos no lançamento dos produtos. A chinesa Xiaomi tem planos para um dobrável, tendo mostrado várias vezes imagens e vídeos do equipamento.

Leia também | Galaxy Fold. O que mudou no smartphone dobrável da Samsung?

Entretanto, também a Microsoft anunciou que irá lançar um telefone de dois ecrãs, que poderá ser fechado como um “livro”, que marcará o regresso da tecnológica ao mundo dos telefones.

Em Berlim, quando o Dinheiro Vivo/DN Insider falou com Stefan Streit, diretor-geral da área de marketing da TCL, o responsável indicava que a marca tinha ideias para formatos, mas que preferiam uma abordagem cautelosa ao mercado. “Temos planos para um lançamento algures a meio do próximo ano, mas só quando a tecnologia estiver madura e estivermos satisfeitos com a experiência”, explicou.

Vendas de smartphones dobráveis vão chegar aos 30 milhões em 2023