HTC dá vida a Mona Lisa em 3D para a maior exposição sobre da Vinci

A HTC criou uma experiência em realidade virtual para a exposição de da Vinci. Graças à tecnologia, visitantes vão poder ver um modelo 3D da mulher que deu vida ao icónico quadro do artista italiano.

Esta quinta-feira é inaugurada no Museu do Louvre, em Paris, a maior exposição feita até hoje sobre o trabalho do artista Leonardo da Vinci. No ano em que se assinalam os 500 anos da morte do pintor italiano, o Louvre assinala a efeméride com uma gigantesca exposição, composta por 162 pinturas, manuscritos, desenhos e esculturas.

No total, foi necessária uma década para organizar esta exposição. Mesmo sendo a maior exposição feita sobre da Vinci, contará com apenas 11 dos 20 quadros atribuídos ao artista, colocando em destaque outros momentos de aprendizagem sobre a carreira de um dos nomes mais conhecidos da arte.

Leia também | As 10 invenções mais memoráveis de Da Vinci, 500 anos depois

A HTC, que fabrica headsets de realidade virtual, desenvolveu uma experiência que estará integrada na exposição. Mona Lisa: Beyond the Glass estará disponível numa das salas da exposição. Os visitantes vão poder usar um dos 11 headsets Vive Cosmos disponíveis para aprender mais sobre a obra de arte – uma das peças que todos os anos leva milhões de visitantes ao Museu do Louvre.

O museu estima que o quadro seja visto por mais de 20 mil pessoas todos os dias – mas é com esta experiência que os visitantes vão conseguir ver ‘Gioconda’ além do vidro. A experiência foi desenvolvida pelo estúdio Emissive, em colaboração com a equipa do Louvre, para mostrar em pormenor o quadro.

Leia também | Google Arts & Culture: arte portuguesa à distância de uma ligação à Internet

Mas há um ponto alto nesta iniciativa da HTC: a criação de um modelo 3D da mulher que posou para Leonardo da Vinci, há mais de 500 anos. Ao longo dos séculos, a identidade de Mona Lisa continua a gerar curiosidade. Recorrendo a imagens de infra-vermelhos, raios-X e muitos, muitos dados, a Emissive conseguiu criar um modelo 3D de ‘Gioconda’, que imita os gestos do quadro, colocando o utilizador no lugar do pintor.

Em breve, será possível aos donos de headsets da HTC experimentar esta experiência de realidade virtual, sem precisar de ir ao Louvre. A HTC não indica uma data para a disponibilização desta novidade, mas garante que vai contar com outras obras do artista, sem esquecer uma passagem pela conhecida pirâmide de vidro do museu parisiense.

Visita imersiva a Palácio de Versalhes chegou ao Google Arts & Culture