Neste site pode ver dezenas de pessoas. Mas nenhuma é real

phillip wang | inteligência artificial | StyleGAN

Rostos são gerados por um algoritmo de inteligência artificial que foi treinado para recriar humanos da forma mais real possível.

Se as caras que aparecem na imagem em cima fossem usadas como foto de perfil do Facebook ou Twitter, desconfiaria de algo? As fotografias não têm uma qualidade soberba, mas dificilmente alguém desconfiaria à partida que estas pessoas, na realidade, não existem.

Estas foram caras que encontrámos no site This Person Does Not Exist, uma página onde são mostradas dezenas de caras e todas de pessoas… que não são reais.

O projeto é de um programador chamado Phillip Wang, que tem como grande objetivo mostrar ao mundo o potencial que a inteligência artificial pode ter na criação de rostos humanos.

“Começou como um objetivo pessoal acima de tudo porque nenhum dos meus amigos parecia acreditar neste fenómeno da inteligência artificial e queria convencê-los”, explicou à publicação Mashable.

Leia também | Os humanos contra-atacam. Inteligência artificial da IBM perde na arte do debate

O especialista usa um algoritmo chamado StyleGAN, que foi criado por investigadores da tecnológica Nvidia. Este modelo está otimizado para recriar da forma mais real possível elementos do mundo ‘real’ – sejam eles humanos, animais ou simplesmente divisões de uma casa.

Por outro lado, Phillip Wang mostra o potencial da tecnologia ao fazer com que um computador consiga imaginar uma cara que não existe. “Penso que eventualmente, com dados suficientes, uma grande rede neural pode ser levada a sonhar muitos cenários diferentes”, defendeu.

A tecnologia que está na base deste site é semelhante à que tem permitido criar vídeos nos quais pessoas aparecem a dizer frases que nunca disseram na vida – ou então são apenas usados rostos em corpos que não lhes pertencem. Estes vídeos, que começam a ganhar escala no mundo online, são conhecidos como deepfakes.

Os portugueses que estão a liderar a revolução da inteligência artificial