Tesla promete 120 km de autonomia em cinco minutos de carregamento

Empresa norte-americana anunciou uma nova versão dos seus Supercarregadores e estima que utilizadores gastem menos 50% tempo a carregar os seus veículos.

A Tesla anunciou uma nova versão dos seus carregadores rápidos e que prometem adicionar 120 quilómetros de autonomia aos carros em apenas cinco minutos. “Isto permite carregar os nossos veículos mais rápido do que qualquer outro veículo elétrico no mercado”, sublinha a empresa em comunicado.

No seu pico, os novos supercarregadores podem atingir 250kW por carro. “Um Tesla Model 3 Long Range que esteja no pico da eficiência pode recuperar 75 milhas [~ 120 km] em cinco minutos e pode carregar a uma taxa de mil milhas por hora”.

Leia também | Tesla Model Y será mais caro e terá menos autonomia do que o Model 3

Segundo os cálculos que a Tesla fez com a sua própria frota de veículos, a nova geração de carregadores rápidos permitirá diminuir em 50% o tempo que os utilizadores gastam a ‘abastecer’ os seus veículos. O tempo médio de carregamento por utilizador no V3 Supercharging deverá ser de 15 minutos, adianta ainda a construtora automóvel.

A empresa vai começar a testar os novos carregadores nos EUA, mas espera disponibilizar, já em abril, esta nova geração de superchargers na América do Norte. Os V3 Supercharging só vão chegar à Europa no último trimestre do ano.

Numa primeira fase os novos carregadores só poderão ser usados pelos detentores do Tesla Model 3, mas a empresa anunciou que nos próximos meses também os Model S e Model X acabarão por receber o suporte para os novos carregadores.

Já conduzimos o mais potente dos Tesla Model 3