Já é conhecido que a SpaceX tem planos para a área do turismo espacial, mas o acordo de parceria poderá trazer a primeira viagem já em 2021. As viagens estarão só ao alcance de milionários.
Esta semana, a SpaceX assinou uma parceria com a Axiom Space, sediada em Houston nos EUA. O acordo entre as duas empresas indica que a Axiom disponibilizará à SpaceX um comandante especializado, que juntamente com três astronautas, embarcará na primeira viagem até à Estação Espacial Internacional.
No ano passado, a SpaceX já conseguiu completar com sucesso a simulação de uma missão de acoplagem à Estação, com um boneco repleto de sensores.
Leia também | Satélite europeu Éolo obrigado a contornar Starlink da SpaceX para evitar colisão
Através de comunicado, a Axiom e a SpaceX referem que esta primeira viagem poderá acontecer já na segunda metade de 2021. No entanto, a possibilidade de ser um dos primeiros viajantes a testar as viagens da SpaceX tem um elevado preço: de acordo com o New York Times, uma viagem poderá custar 55 milhões de dólares, algo como 48 milhões de euros.
A viagem até à Estação Espacial poderá durar dez dias, indicam os meios internacionais.
A Axiom é a segunda empresa de turismo espacial com quem a SpaceX assina um contrato: nas últimas semanas, também assinou uma parceria com a Space Adventures.
Português coordena parte da primeira caminhada espacial 100% feminina