Desta vez, é a Gartner quem diz que a Huawei tirou à Apple o título de segunda marca de smartphones mais vendida a nível global.
Primeiro tinha sido a IDC, no início de agosto, a indicar que a Huawei passava a ocupar o segundo lugar deste ranking, destronando assim a Apple. A análise agora feita pela Gartner ao segundo trimestre do ano mostra que as vendas de smartphones aumentaram 2% neste período de tempo, atingindo um total de vendas de 374 milhões de unidades.
Para a Gartner, a Huawei continua a não ultrapassar a Samsung, que lidera com mais de 72 milhões de smartphones vendidos. Ainda assim, os mais de 49 milhões de smartphones Huawei vendidos ao consumidor final são suficientes para ultrapassar os 44,7 milhões de telefones vendidos pela Apple.
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Nos números da Gartner, a Apple contabiliza uma quota de mercado de 11.9% neste trimestre, sofrendo uma redução dos 12,1% de quota de mercado que tinha no mesmo trimestre de 2017.
A Samsung pode liderar o mercado, mas também viu o seu número de smartphones vendidos e quota de mercado a reduzir: no segundo trimestre de 2017, vendia 82,9 milhões de telefones – no mesmo período de 2018 regista uma diferença considerável, passando para os 72,3 milhões. Traduzindo isto para fatia de mercado, a Samsung passa de uns confortáveis 22,6% em 2017 para uns 19,3% no segundo trimestre de 2018.
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A Huawei aumenta a sua representação, passando dos 9,8% no segundo trimestre de 2017 para uns 13,3% no mesmo período deste ano, com as vendas a terem sido impulsionadas pelo Huawei P20. A marca também consegue resultados favoráveis com a sua marca low-cost Honor, que também contribui para o volume de vendas aqui escrutinado pela Gartner.
Quem também sobe na quota de mercado é a Xiaomi, que ocupa o quarto lugar da tabela de marcas mais vendidas. No segundo trimestre, a marca chinesa vendeu 32,8 milhões de telefones – uma subida considerável dos 21,1 milhões vendidos no mesmo período de 2017. A marca lançou recentemente um novo smartphone, o Pocophone F1, que se destaca pelo surpreendente preço, para os componentes que faz chegar ao mercado.
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Em quinto lugar, também uma marca chinesa, a Oppo, que mantém uma quota de mercado estável, na ordem dos 7% (7,1% no segundo trimestre de 2017 e 7,6% no mesmo período deste ano).
As restantes marcas são agrupadas pela Gartner, totalizando 146 milhões de smartphones vendidos.
A Samsung já tinha referido que os topos de gama, os Galaxy S9, estavam a ter um desempenho de vendas abaixo do esperado. Aliando a isto a concorrência acérrima das marcas chinesas, não se traduz num trimestre de vendas farto para a marca sul-coreana.
No caso da Apple, que passa a ocupar o terceiro lugar da tabela, já é uma movimentação habitual alguns trimestres de vendas menos bem sucedidos – muito pelo ciclo de vendas que a própria marca criou. Enquanto marcas como a Samsung ou a Huawei optam por lançar um flagship no início do ano e outro mais perto da época festiva, a Apple opta por um grande lançamento na altura de setembro. Ainda assim, a apresentação perto do outono costuma render bons resultados à marca da maçã, que recentemente atingiu a valorização de um ‘trilião’ de dólares.
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