WhatsApp. Bug permitia a hackers ‘crashar’ conversas de grupo

WhatsApp
Fonte: Pixabay

Um bug no WhatsApp deixava conversas de grupo à mercê de hackers, concluiu a empresa Check Point Research.

De acordo com a investigação divulgada pela Check Point, a vulnerabilidade permitia que um utilizador mal intencionado tornasse o acesso a uma conversa de grupo difícil para os utilizadores. Segundo a Check Point, assim que o utilizador chegava a determinada conversa, poderia mudar os parâmetros das mensagens, utilizando a versão web do WhatsApp.

Depois disto, era possível criar aquilo a que a empresa chama um “loop sem fim de ‘crash’” da aplicação: sempre que tentavam visualizar a conversa, a aplicação encontrava um erro, tornando a utilização da app um verdadeiro inferno.

Leia também | WhatsApp. Aprenda a proteger a sua conta na aplicação

A única solução para isto seria a desinstalação e nova instalação da aplicação. Além de impedir que os utilizadores usassem a conversa da forma habitual, esta vulnerabilidade também fazia com que todo o histórico da conversa fosse eliminado.

A Check Point indica que reportou esta vulnerabilidade ao WhatsApp, empresa que está sob a alçada do Facebook, em agosto, no âmbito do programa de bug bounty. Neste género de programas, quem descobrir vulnerabilidades ou bugs em produtos ou serviços pode receber recompensas, que variam consoante a gravidade do achado feito.

Leia também | Cibersegurança. Caça ao bug gera milhões de euros em recompensas

O WhatsApp indicou que corrigiu esta situação em setembro, com a atualização da versão 2.19.58. Vale a pena recordar que é importante fazer atualizações com regularidade, já que podem corrigir pequenos bugs ou vulnerabilidades.

 

WhatsApp. Desbloqueio por impressão digital chega ao Android