Estes são os telefones mais esperados de 2020

iPhone, Apple
REUTERS/Edgar Su

Como acontece todos os anos, há alguns lançamentos de smartphones que prometem aquecer o ano. Conheça algumas das propostas que são esperadas ao longo de 2020.

Há determinadas épocas do ano que são sinónimo de lançamentos: fevereiro, época forte de apresentações de telefones no Mobile World Congress, e setembro, com o habitual lançamento da Apple. Pelo meio, também são esperadas algumas propostas por parte da OnePlus e Huawei.

Galaxy S11

Fonte: OnLeaks

Há já vários anos que a Samsung escolhe o mês de fevereiro para apresentar o novo membro da linha Galaxy. Este ano, a apresentação daquele que promete ser o Galaxy S11 está marcada para o dia 11 de fevereiro. Com alguns leaks e rumores a circular sobre o novo smartphone, é expectável que o S11 chegue ao mercado com novas câmaras, inclusive com o sensor de 108 megapixeis que a Samsung desenvolveu.

A apresentação está já marcada, com o evento a realizar-se a partir de São Francisco, nos Estados Unidos.

Galaxy Fold 2

No ano passado, a Samsung não apresentou só os S10: apresentou também a sua primeira aposta de dobrável, o Galaxy Fold. Após um lançamento conturbado, que implicou um regresso ao laboratório para afinar vários detalhes e garantir a durabilidade do equipamento, o Fold chegou ao mercado já no segundo semestre de 2019.

Por isso, com a Samsung a indicar que não quererá ficar por uma experiência única na área dos dobráveis, há rumores que indicam o possível lançamento de um Fold 2, desta vez com um formato de concha.

Motorola Rarz

Motorola Razr
Motorola Razr

A Motorola quer apostar no regresso de um ícone, o Razr, mas com tecnologia adaptada ao mundo de hoje. Apresentado ainda em 2019, o telefone com ecrã OLED poderá ser dobrado em concha, como acontecia com o modelo original. A diferença é que ter acesso a esta tecnologia custará bastante mais do que no início dos anos 2000: o preço deste Razr está situado nos 1500 dólares (cerca de 1350 euros).

O telefone contará com um ecrã no interior, que se dobra ao meio, e ainda um painel exterior para apresentar notificações, pré-visualizar mensagens ou até tirar selfies. O telefone contará com uma câmara no exterior, com um sensor de 16 MP.

Este smartphone era esperado já no início deste ano, mas a Motorola anunciou que iria adiar os planos de lançamento, dizendo ter sido surpreendida por uma procura acima do esperado. Na altura do adiamento das pré-vendas e, consequentemente, da chegada ao mercado, a empresa avançou que pretendia ter componentes suficientes para enfrentar a procura.

Google Pixel 4a

Fonte: OnLeaks

Os smartphones da Google continuam sem disponibilidade em Portugal, mas merecem uma menção nesta lista. No ano passado, o lançamento de uma aposta mais acessível, o Pixel 3a, alavancou as remessas da divisão mobile da tecnológica americana.

Assim, o mercado indica que a Google estará a preparar um sucessor para este equipamento, o Pixel 4a. É expectável que seja lançado no primeiro semestre de 2020, com algumas concessões a nível de hardware em relação à linha principal dos Pixel.

iPhone 12

Fonte: Ben Geskin, através do Twitter.

A apresentação de setembro da Apple é já quase uma tradição do mundo tecnológico, com o lançamento do iPhone como um dos momentos mais esperados. Assim que foi lançada a gama de iPhone 11, arrancaram os rumores para o sucessor.

Neste momento, depois de leaks e rumores, há a aposta de que a Apple poderá apostar na conectividade 5G para os novos modelos. Além disso, os mockups iniciais apontam também para uma moldura bastante reduzida.

Surface Duo

Microsoft duo

Está anunciado já desde o ano passado: a Microsoft fez planos a longo prazo e anunciou ao mercado que, na época festiva de 2020, lançará o Surface Duo. Durante a apresentação, feita por Panos Panay, ficou marcado o regresso da Microsoft ao mundo dos smartphones, após a experiência com os Windows Phone.

O Duo será uma aposta marcada por ecrã duplo, com uma dobradiça a separar as duas partes, característica que afasta este equipamento do segmento dos dobráveis.

 

Samsung lança versões mais acessíveis dos topo de gama S10 e Note 10