11 truques do iPhone de que provavelmente não está a tirar proveito

O iPhone é um dos equipamentos mais populares em Portugal. Apesar de ser um equipamento fácil de usar, há muitos truques para conhecer.

Esconder imagens no rolo de câmara

Nem todas as fotos que os utilizadores têm no smartphone devem ser vistas por outras pessoas. A pensar nisto, a Apple criou uma funcionalidade que permite esconder algumas imagens. Para isso basta abrir a aplicação de fotografias, selecionar as fotos que deseja esconder, carregar no botão de partilha e de seguida selecionar ‘Esconder’.

Ativar um modo de luz para a noite

O brilho e as cores do smartphone não devem ser os mesmos ao longo do dia – à noite e em ambientes interiores, os brilhos excessivos são mais agressivos para os olhos. O iOS tem uma opção que permite ativar um modo noturno – os brancos ficam mais amarelados a partir de uma determinada hora. Pode encontrar esta opção nas definições gerais do iOS e no separador Ecrã e Brilho.

Voltar a ligar para o último contacto

Acabou de falar com alguém, mas esqueceu-se de dizer alguma coisa? Basta abrir a aplicação de chamadas e carregar no botão verde abaixo dos números, que o iPhone faz a chamada para este último contacto. Simples e rápido.

Usar LED para notificações

É possível usar o LED da câmara fotográfica principal do iPhone como um alerta de notificações – sempre que receber algo novo no smartphone, o LED vai piscar. Para isso basta aceder às definições do iOS, escolher o separador Acessibilidade e escolher a opção LED Flash para alertas

Aceder ao menu secreto Field Test

O sistema operativo da Apple tem definições secretas e que não são visíveis à primeira vista. Se digitar o código *3001#12345#* no seu marcador e fizer uma chamada, vai surgir o menu Field Test. Este menu dá-lhe várias informações técnicas sobre o seu equipamento, incluindo dados do cartão SIM e dados mais detalhados sobre redes móveis.

Teclado de uma só mão

O iPhone foi crescendo ao longo dos anos e nem todos os utilizadores podem conseguir controlá-lo com uma única mão. A pensar nestes casos, a Apple tem uma opção que permite encostar o teclado a um dos lados. Para isso basta pressionar na tecla do emoji e depois selecionar uma das opções que surgem no ecrã. Para deixar tudo como estava, o utilizador só precisa de carregar na seta que vai ocupar o espaço vazio deixado pelo teclado ajustado.

Fazer contas no Spotlight

O sistema de pesquisa do iPhone, conhecido como Spotlight, é uma ferramenta poderosa para descobrir conteúdo no telemóvel. Mas também tem algumas funcionalidades inteligentes. Uma das mais práticas é fazer cálculos – experimente escrever 100+50 e a ferramenta vai devolver imediatamente o resultado. Qual a vantagem? Não ter de abrir a aplicação da calculadora para as operações mais simples.

Adormecer com música

Gosta de adormecer com música, mas não gosta de ter de desligar a música quando está quase a dormir? O iPhone tem uma funcionalidade que vem mesmo a calhar. Para isso basta entrar na aplicação do relógio e selecionar o temporizador. Depois selecione a opção ‘Ao terminar’ e aí escolher a última opção de todas que é parar ‘reprodução’. Na prática a música vai parar quando o temporizador que definiu chegar ao fim.

Formatar texto

É possível usar formatações de textos – negrito, itálico e sublinhado – no iOS em algumas aplicações. Nem todas suportam, mas dentro das que suportam – como o WhatsApp ou a aplicação de Notas – pode ser uma funcionalidade interessante para quem gosta de destacar ideias. Para formatar o texto basta selecionar a palavra ou a frase que quer destacar e depois escolher a opção ‘BIU’, que lhe dá acesso às opções que procura.

Ler QR Code sem apps externas

REUTERS/Stephen Lam

Durante muito tempo os utilizadores foram obrigados a descarregar uma aplicação externa para conseguirem analisar os QR Codes. Desde o iOS 11 que esta é uma funcionalidade integrada no sistema operativo – basta por isso abrir a aplicação da câmara e apontar para o QR Code em questão.

Poupar bateria

Foto: Tyler Lastovich / Unsplash

O iPhone está longe de ser o equipamento com a melhor autonomia do mercado, portanto esta funcionalidade pode revelar-se crucial em determinadas situações. Quando estiver a ficar sem bateria, aceda às opções do iOS, escolha o separador bateria e depois ative o modo de baixo consumo. Mas atenção: vai perder acesso a algumas funcionalidades, como ativação da Siri por voz e atualização das aplicações em segundo plano.

Leia também | 10 dicas para poupar a bateria do smartphone

Leia também | O que esperar do novo iPhone