Banco Cambridge & Counties vai usar tecnologia low-code da portuguesa OutSystems

OutSystems,
Proença-a-Nova. Centro de desenvolvimento da OutSystems. (Fernando Fontes / Global Imagens )

O Cambridge & Counties Bank passará a recorrer à plataforma de low-code criada pela portuguesa OutSystems, com o objetivo de impulsionar a transformação digital do banco sediado em Leicester.

Através de comunicado, a OutSystems indica que, numa fase inicial, a instituição bancária usará a tecnologia da empresa portuguesa para “desenvolver quatro componentes principais da sua plataforma digital de front-end: uma aplicação de registo online, uma aplicação interna para agentes, avaliação de risco de clientes e um portal de serviços”.

O Cambridge & Counties Bank foi criado em 2012, resultante de uma parceria entre a Universidade de Cambridge Trinitty Hall e o fundo de pensões locais do governo de Cambridge e Cambridgeshire. Cada uma das partes é dona de 50% do banco, que atingiu lucros de 33 milhões de euros em 2018.

Leia também | Projetos da OutSystems para acelerar inovação recebem co-financiamento do governo

“Durante o nosso processo de avaliação, analisamos oito opções diferentes, incluindo três plataformas low-code, uma nova oferta, criar um programa de raíz e três portais preexistentes configuráveis”, indica Phil Baker, diretor de TI do Cambridge & Counties Bank, citado em comunicado. “Quando fizemos esta análise, decidimos que o tamanho, a capacidade e o grande número de integradores de sistemas da OutSystems no Reino Unido eram fatores decisivos”.

Numa fase posterior, a tecnologia de low-code da OutSystems será usada pelo banco para desenvolver novos projetos, desde sistemas de workflow e sistema de CRM, para gestão da experiência de relacionamento entre o banco e os clientes.

A solução de low-code do unicórnio português é usada por várias empresas, inclusive da área da banca, para desenvolver aplicações de uma forma mais rápida. A OutSystems, que foi criada por Paulo Rosado, em 2001, é um dos três unicórnios portugueses, tendo chegado à avaliação superior a mil milhões de dólares em 2018.

Com escritórios em vários pontos do globo, a OutSystems contabilizava no ano passado 1070 colaboradores. Só em Portugal, a empresa conta com 600 empregados, dedicados ao desenvolvimento da tecnologia low-code.

Outsystems promete pôr todos (até padeiros) a programar e democratizar criatividade