Dona da Google vai deixar de usar sistema que permitia poupança de impostos

REUTERS/Arnd Wiegmann

A Alphabet, empresa-mãe da Google, deixará de usar ao longo de 2020 o sistema conhecido como “Double Irish Dutch Sandwich”, que permitiu avultadas poupanças em impostos nos Estados Unidos.

O recurso a este sistema, que tirava partido de uma brecha nas leis fiscais na Irlanda, terá permitido à empresa poupanças consideráveis em impostos, ao longo dos últimos anos. Este sistema canalizaria o pagamento de impostos através da Irlanda e da Holanda, recorrendo às subsidiárias.

A dona da Google confirmou, através de um porta-voz, as notícias avançadas por meios como a Reuters ou o Financial Times. “Estamos a simplificar a estrutura corporativa e passaremos a licenciar a propriedade intelectual através dos Estados Unidos, não das Bermudas”, era possível ler no comunicado avançado pela Reuters.

Leia também | Sundar Pichai: de gestor de produto a dono do reino Alphabet e Google

Assim, a estratégia da Google será a de licenciar toda a sua propriedade intelectual nos Estados Unidos. Até aqui, a empresa aproveitava as regras fiscais mais suaves na Irlanda e Holanda para concentrar a faturação de produtos e serviços nestas filiais. Depois disto, poderia enviar os benefícios para as Bermudas. De acordo com a Reuters, que teve acesso às declarações da Google na Holanda, em 2018, a empresa terá movimentado 21,8 milhões de euros da subsidiária holandesa para as Bermudas.

Esta decisão da Google chega depois das alterações das leis fiscais da Irlanda e dos Estados Unidos, que puseram fim a este tipo de acordos, usados ao longo dos últimos dez anos.

Leia também | Microsoft e Alphabet juntam-se para ensinar as bases da computação quântica

Há muito que este sistema, utilizado pelas multinacionais, é alvo de críticas, principalmente por parte da União Europeia. Apesar disso, a Google tem afirmado, ao longo dos últimos anos, que sempre pagou todos os impostos.

A empresa norte-americana indica que esta alteração será feita ao longo deste ano.

 

Zuckerberg é dono de quatro das apps mais descarregadas dos últimos dez anos