Google afirma não ter planos para lançar motor de busca na China

Sundar Pichai Google
REUTERS/Jim Young

Sundar Pichai, o CEO da Google, foi ouvido no Congresso norte-americano. Frisando várias vezes que a empresa quer ser “transparente”, Pichai esclareceu também que a gigante da Internet não “tem planos” para um lançamento na China.

O CEO da Google respondeu às questões dos congressistas norte-americanos, estiveram fortemente dedicadas à temática da privacidade. Este ano, uma investigação feita pelo New York Times revelou que a empresa teria acesso a dados sobre as localizações dos utilizadores, mesmo sem a autorização expressa dos mesmos. Além disso, também foi revelado que os programadores de aplicações terceiras teriam acesso indevido a emails dos utilizadores do Gmail, um dos serviços de email mais utilizados do mundo.

Leia também | Programadores de aplicações terão acesso a emails do Gmail

Além disso, a rede social Google+ também foi alvo de uma fuga de informação, que terá exposto dados de 500 milhões de utilizadores. Em outubro, isto levou até ao anúncio do término do Google+. Um novo bug levaria ainda à antecipação, em quatro meses, da despedida da rede social da Google, conforme foi anunciado esta semana.

Leia também | Google+: é revelado novo bug que terá afetado 52 milhões de pessoas

E, a juntar a isto, ainda existe a questão do polémico motor de busca da Google para a China, conhecido como projeto ‘Dragonfly’. Questionado pelo Congresso, Pichai não deu grandes pormenores sobre esta questão, que tem sido várias vezes criticada, tanto dentro como fora da Google.

“Atualmente não estamos em conversações” com oficiais chineses, respondeu Pichai. Não é a primeira vez que o CEO da Google desvaloriza a questão de o projeto ‘Dragonfly’ ser uma exploração da Google.

Leia também | Funcionários acusam Google de ser “cúmplice na opressão e no abuso dos direitos humanos”

As questões de discursos de ódio e vídeos de supremacistas brancos também foram abordadas durante esta audiência. Como seria de esperar, Pichai preferiu realçar os esforços da plataforma para conseguir verificar informação e bloquear vídeos que não sejam adequados. “Temos de ver os vídeos todos os dias e temos políticas específicas” para esses casos.

Pesquisas Google 2018: Reality shows, futebol, incêndios e Bruno de Carvalho