Microsoft pode falhar previsões de receitas devido a coronavírus

Microsoft, Windows 7
(Patrícia de Melo/AFP)

A Microsoft reviu as previsões de resultados financeiros trimestrais, antecipando que, devido ao vírus covid-19, não irá conseguir atingir os números que antecipava para algumas áreas de negócio.

A tecnológica americana anunciou esta quarta-feira que antecipa que não conseguirá atingir as previsões de receitas trimestrais para a área Windows e para o negócio de computadores pessoais. Através de um comunicado ao mercado, a Microsoft reviu as previsões feitas para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2020.

“A Microsoft está a acompanhar de perto o impacto a emergência de saúde Covid-19 e a principal prioridade continua a ser a saúde e a segurança dos nossos empregados, clientes parceiros e comunidades”, é possível ler, num discurso que está alinhado com os comentários de várias tecnológicas.

A empresa liderada por Satya Nadella indica que no final de janeiro, durante a apresentação de resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2020, a empresa antecipava que a unidade de computadores pessoais poderia gerar receitas entre os 10,75 mil milhões e os 11,15 mil milhões de dólares. Já nessa ocasião a Microsoft indicava tratar-se de um intervalo esperado mais alargado do que o normal, tendo já em conta o impacto do vírus.

Leia também | Vírus corta mais de 30 milhões de unidades a previsões de remessas de smartphones

“Embora estejamos a ver uma procura forte na área Windows, alinhada com as nossas expectativas, a cadeira de produção está a regressar às operações normais a um passo mais lento do que era antecipado na altura da apresentação de resultados do segundo trimestre”, indica a Microsoft.

Desta forma, empresa indica que existe a possibilidade de não conseguir atingir os valores indicados anteriormente, nas áreas de computadores pessoais. A empresa avança que as áreas de Windows OEM (versões do Windows instaladas em máquinas de outras marcas) e linha de produtos Surface estão a sofrer o maior impacto – algo que estará a ser mais negativo do que o cenário anteriormente esperado.

A empresa indica ainda que as previsões para outras áreas de negócios continuam na mesma.

Leia também | Preocupação com coronavírus leva Facebook a cancelar evento

A Microsoft não é a única empresa que já reviu as previsões trimestrais. Nvidia antecipou que o vírus poderá ter um impacto de cem milhões de euros nos resultados trimestrais. 

Também a Apple, que anunciou resultados e previsões trimestrais ainda no início do surto de coronavírus, fez recentemente uma atualização, tendo já em conta o estado mais desenvolvido da emergência de saúde. No caso da Apple, a empresa antecipa um impacto na produção de smartphones, tendo em conta que a Foxconn, uma das principais fornecedoras da tecnológica americana, encerrou as unidades de produção na província de Hubei.

Até ao momento, há registo de mais de 82 mil pessoas infetadas e mais de 2800 mortos, principalmente na China.

Fim do Windows 7 traz “ano louco” aos PC