Líder da Xbox levanta ponta do véu sobre nova consola

Xbox X
Fonte: Xbox

Com a nova Xbox a chegar ao mercado no final deste ano, Phil Spencer, líder da unidade de negócio da Xbox, revelou aquilo que aí vem. A consola chegará ao mercado com um SSD de nova geração, um processador mais poderoso e ainda a garantia de compatibilidade com quatro gerações de jogos.

“Sabemos que esperam que a próxima geração de consolas defina novos parâmetros em em poder de processamento gráfico e velocidade”, escreve o líder da Xbox, na publicação onde revela mais algumas características sobre a consola.

Na publicação, Spencer indica que a consola terá um novo processador, com arquitetura da AMD. O responsável aponta que será “quatro vezes mais poderoso que a Xbox One e permitirá aos programadores de jogos contar com uma performance de 12 TFLOPS de GPU. Pelas contas da empresa, trata-se do dobro da capacidade de desempenho gráfico da Xbox One X e oito vezes mais do que a Xbox One.

Ainda na área dos componentes, a nova XBox contará com “ambientes mais dinâmicos e realistas, alimentados pela aceleração de hardware DirectX Raytracing”, com a empresa a indicar que esta será a estreia desta característica numa consola.

Leia também | Microsoft sem planos para uma Xbox virada apenas para streaming

A Microsoft defende que esta nova geração de consolas “será definida por mais jogos e menos espera” – basicamente, a ambição de qualquer jogador. Para isso, a empresa refere que a consola contará com um SSD de próxima geração, para reduzir os tempos de espera.

Além disso, é ainda indicado que haverá uma funcionalidade melhorada de Quick Resume, que permite que se possa continuar jogos múltiplos a partir de um save suspenso quase instantaneamente, promete a Microsoft. A publicação indica ainda que a Xbox está a trabalhar na otimização dos tempos de latência – a começar pelo comando da Xox.

Leia também | Vírus corta mais de 30 milhões de unidades a previsões de remessas de smartphones

Falando em compatibilidade: a nova Xbox será compatível com quatro gerações de jogo – incluindo os jogos da Xbox 360 e Xbox original.

Explicando que a Xbox X já está a ser utilizada internamente, Phil Spencer indica que a empresa está preparada para partilhar mais informações na conferência de jogos E3, que este ano arranca a 9 de junho.

Xbox X: próxima consola da Microsoft chega no final de 2020